Sobre a SBEn 2018

A 79ª Semana Brasileira de Enfermagem - Alagoas é um evento promovido e organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem. Este ano, a SBEn será sediada na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, nos dias 17 a 19 de maio de 2018. Traz como tema "a centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar".

A comissão organizadora está preparando uma programação rica e intensa, com palestras, minicursos, mesas-redondas, conferências, apresentação de trabalhos, entre outras atividades que possibilitem não apenas o desenvolvimento técnico-científico, mas também político dos seus participantes, através da abordagem de questões atuais fundamentais para o exercício em Enfermagem. A carga-horária total do evento é de 20 horas

As inscrições online serão encerradas dia 11 de maio de 2018.

O participante que não se inscrever até o dia 11/05/18 e deixar para se inscrever no dia do evento estará sujeito a não disponibilidade de vagas nas atividades do evento. 

O participante da SBEn 2018, desejando participar de todas as atividades, poderá receber:

- certificado de participação no evento (CH = 20h).

- certificado de apresentação de trabalho.

- certificado de participação em minicurso/oficina (CH 4h ou 8h, a depender do minicurso).

A participação no evento é gratuita para os ASSOCIADOS 2017 ou ASSOCIADOS 2018.

Os não associados, poderão se inscrever no evento (ver valores para não associados aqui).

Todos os participantes inscritos no evento, poderão escolher participar de apenas 01 minicurso/oficina. 

 

Os trabalhadores e estudantes NÃO ASSOCIADOS poderão se associar para receber a gratuidade do evento. Para saber como se associar, clique aqui.

 

O tema principal será desenvolvido por meio dos subtemas/eixos:

1. A história e a contemporaneidade do processo de cuidar.

2. O processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população, no avanço do conhecimento e na estruturação das políticas de saúde.

3:  Ética e Bioética no processo de cuidar.

 

Um pouco sobre a história da SBEn:

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então Diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o seu término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”.  

 

Observações importantes:

1. O participante que por ventura realizar o pagamento e por problemas não puder comparecer ao evento, ou não registrar sua presença nas atividades do evento, não terá o valor investido nas atividades da SBEn devolvido, bem como não poderá receber o certificado.

2. Para fins de certificação, o participante receberá o certificado com a carga-horária integral se comparecer, no mínimo, a 75% das atividades do evento.

3. O credenciamento apenas poderá ser realizado durante o primeiro dia do evento até às 12:00h.

4. O participante é livre para escolher participar de quaisquer atividades a serem desenvolvidas na SBEn, observando a programação para não haver choque no horário das atividades que optou por participar.

Mais informações: alagoasaben@gmail.com